Passo a Passo: Tirar passaporte -
Dica,  Tudo

Passo a Passo: Tirar passaporte

Olá!

Hoje o post é de 7 passos para aqueles que tem duvidas e não sabem como tirar o passaporte.
O passaporte é um documento oficial de identificação para aqueles que querem fazer viagens internacionais, ele é emitido pela Polícia Federal e embaixadas brasileiras. Que nada mais é um documento que prova para as autoridades de outro país que você está visitando, que você é um cidadão legal e que está viajando dentro das leis.

Então vamos ao passo a passo de como fazer a solicitação do documento.

1. Preencher o formulário de solicitação.
O primeiro passo é preencher o Formulário de Solicitação do Passaporte aqui. Logo irá abrir uma página que aparecerá o formulário abaixo:

São 3 abas (dados pessoais, documentos e dados complementares) importantes a serem preenchidas, todos os campos com atenção.

Campos nomes anteriores: Caso você já  tenha casado e se separado, ou se tiver feito alguma alteração em seu nome, será necessário preencher esses campos alternativos.

2. Gerar guia de pagamento (GRU)
Ao final do formulário, será gerada a guia para pagamento, quando finalizar de preencher o formulário, aparecerá a opção de Imprimir.
Clique nesta opção, logo abrirá 1 PDF com 2 informações:

– Protocolo de Solicitação  de Documento de Viagem;
– GRU – Guia de Recolhimento da União.

É importante imprimir e salvar esse PDF, pois nele contém o número de protocolo que você irá precisar usar em processos futuros.

3. Pagamento da guia emitida
A GRU pode ser paga em qualquer banco e casas lotéricas. É importante guardar o comprovante de pagamento. O valor atual do passaporte é de R$257,25. Só consegue prosseguir com o andamento com essa guia PAGA! Isso é verificado via sistema, caso não seja possível verificar, com comprovante em mãos vai garantir que o pagamento foi feito.
Para garantir que o pagamento tenha sido compensado aguarde de 2 a 3 dias para a compensação do pagamento da guia, para que seu pagamento apareça no sistema da Policia Federal.

Caso tente fazer um agendamento antes da compensação da guia, receberá a seguinte mensagem:

Não conseguimos confirmar o pagamento da taxa (GRU) no Sistema de Arrecadação da PF.
O agendamento/reagendamento só é possível após a confirmação do pagamento.
Caso tenha realizado o pagamento hoje, tente novamente no próximo dia útil.
Caso tenha pago há mais tempo, tente mais tarde, o sistema pode estar indisponível no momento.

4. Agendamento
Esse passo irá fazer o agendamento do atendimento e guardar o comprovante de agendamento como abaixo.

Após aguardar alguns dias para a compensação do pagamento, você deve fazer o agendamento do atendimento através desse link.
Preenchendo as informações, o sistema mostrará opções de Estado e Cidade para escolher um posto de atendimento e selecionar uma data e horário desejado.

5. Documentos necessários
Após reunir os documentos necessários, e com todos os outros passos tudo concluído e tudo pago e agendado, irá precisar reunir todos os documentos necessários para levar no dia e horário marcado.
A documentação completa está nesse link aqui.

Além de todos os documentos obrigatórios, é importante levar todos os protocolos e comprovantes que foram gerados durante todo o processo. Veja a informação do próprio site, durante o agendamento:

Aviso Importante
O serviço de agendamento foi criado para evitar filas e trazer comodidade para o seu atendimento.
Em caso de comprovada necessidade do passaporte, compareça a um posto emissor de passaporte da Polícia Federal, no horário do expediente, munido de toda a documentação original exigida, bem como da documentação referente à urgência.

ATENÇÃO: Para a segurança do sistema e disponibilização do serviço a todos os cidadãos, serão permitidos no máximo 2 (dois) reagendamentos para o mesmo requerente no prazo de 30 (trinta) dias, contados do primeiro agendamento. Após o segundo reagendamento, o sistema não admitirá novas tentativas até o esgotamento do prazo referido.

Quando entregar toda a documentação, você receberá uma data em que o passaporte ficará pronto. O prazo para criação do passaporte é de aproximadamente 10 dias.

6. Acompanhar o andamento
Você pode acompanhar o andamento da sua solicitação por esse link aqui.

7. Retirada
Após realização de todos os passos, você deverá ficar atento ao dia e local indicados para a retirada de seu passaporte (fornecidos no passo 4). É super importante não esquecer, pois os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 dias ( contado à partir da data de entrega dos documentos) serão cancelados automaticamente.

Todo processo parece ser confuso e difícil, mas seguindo esse passo a passo você vai conseguir tirar seu passaporte sem dor de cabeça.

Comenta aqui se você já tirou o seu!
Até a próxima!!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *